The Battery Conservancy (TBC) lançou em 2012 o “Americas Design Competition – Draw up a Chair”, um concurso para o desenvolvimento de uma cadeira de uso público para o Battery Park, em Nova Iorque. Designers das Américas do Norte, Central e Sul forma convidados a repensar o papel do mobiliário urbano contemporâneo.
A primeira palavra usada no briefing para descrever a nova e icônica cadeira para uso público no Battery Park é móvel. Basicamente, isso significa que deve ser fácil movê-la de um ponto do parque para outro. Mas isso nos pareceu muito limitado, muito chato. Por que não criar uma cadeira que se move mesmo parada? Uma cadeira que te dá a opção de sentar normalmente ou se divertir um pouco?
Esse é o conceito da “U Rock*” Chair. Ela te dá a opção de escolher como você gostaria de sentar: reto e confortável em uma linda poltrona ou se divertir embalado em uma releitura da clássica cadeira de balanço da vovó. É simples, basta vira-la de cabeça para baixo! Seu desenho é amigável a pessoas de todas as faixas etárias e por ser leve, empilháveis e fácil de carregar torna possível inúmeras formas de interação social. Ela pode ser séria ou descontraída, dependendo do seu humor. A parte mais bacana é que todo mundo pode ajudar no processo de fabricação!
A idéia básica é utilizar o lixo do próprio Battery Park para transformar a paisagem urbana. Usando garrafas PET, coletadas em containers especiais espalhados pelo parque, os visitantes, turistas e novaiorquinos nativos seriam diretamente responsáveis pelos assentos usados no futuro, criando um vínculo emocional com as peças de mobiliário mesmo antes de existirem! Esse vínculo entre a “U Rock” e seus usuários é importantíssimo para diminuir possíveis atos de vandalismo. Além disso, é um exemplo de design sustentável e facilmente replicável para as mais de seis milhões de pessoas que passam anualmente pelo Battery Park rumo à Estátua da Liberdade.
Para aumentar a resistência e a durabilidade da estrutura das poltronas, elas seriam reforçadas com fibra de vidro em sua composição. Essa adição reduz o peso da cadeira e a quantidade de garrafas PET necessárias para a fabricação. As cores vivas são estimulantes, especialmente nos dias frios do inverno, quando a paisagem esta repleta de tons de cinza (bem mais do que cinqüenta).
Todo o processo de desenho procurou potencializar a experiência de quem visita o parque. Em sua essência, a competição é uma oportunidade de repensar o espaço público e a forma como nos relacionamos com o mesmo, através de uma ótica bastante contemporânea, onde os mais diferentes usuários coexistem. A “U Rock” reflete essa maneira de pensar, gerando um forte vínculo com seus usuários, convidando-os a voltar, balançar um pouco e aproveitar mais um dia no Battery.
O conceito de um mobiliário urbano móvel requer precauções adicionais. Ao final do dia, os empregados do Battery Park tem que guardar todas as cadeiras de forma segura até o dia seguinte. Nós acreditamos que isso seria uma problemática e criaria uma estrutura quase inútil dentro do parque, cujo único objetivo seria de depósito. Ao invés disso, desenvolvemos pequenas estações remotas, que seriam distribuídas por todo o parque. Assim os visitantes e empregados andariam bem menos para ter acesso às cadeiras. A melhor parte é que quando vazias, as estações tem função de bicicletário!
A U Rock Chair foi um dos cinco finalistas dentre as 678 inscrições, selecionados por um júri composto por Paola Antonelli, Senior Curator of Architecture and Design at The Museum of Modern Art, Allison Arieff, Design Writer and Editor of The Urbanist, Fernando and Humberto Campana, aka The Campana Brothers, Rob Forbes, Founder of Design Within Reach; CEO of Public Bikes e Mario Schjetnan, Co-Founder & Director of Mario Schjetnan/Grupo de Diseño Urbano.
No mais, a U Rock foi apresentada na exibição New Territories: Laboratories for Design, Craft and Art in Latin America, no Museu de Arte e Design (MAD-NY), como parte de um seleto grupo que representa os melhores e mais vanguardistas produtos na America Latina. A exibição foi a primeira do gênero, concentrando mais de 75 artistas e designers, discutindo os temais mais relevantes e recorrentes no design latino.
A U Rock Chair está agora procurando parceiros industriais para se tornar uma realidade.